5 Passos de como ajudar alguém com Depressão ou em Risco Suicida

Atualizado: 13 de nov. de 2021




DICAS PARA AJUDAR ALGUÉM COM DEPRESSÃO OU EM RISCO SUICIDA.


Muitas pessoas me perguntam o que fazer para ajudar alguém que está em sofrimento psíquico e emocional. Compartilho com vocês algumas dicas para ajudar de forma assertiva quem está no processo de definhamento existencial.


✳1. Inicie a conversa perguntando como a pessoa está, como se sente e o que você pode fazer para ajudar?


Normalmente fazemos o checklist rotineiro perguntando apenas "tudo bem?" esse tipo de pergunta não abre espaço para demonstrar que a pessoa está sendo vista e percebida por você. Pode acontecer da pessoa dizer não saber ou não querer falar. Não pressione, ela pode não saber mesmo.


✳2. Sinaliza que vem percebendo que ela está ficando mais calada e isolada.


Verbalize que você a enxerga e que percebe o sofrimento que ela está sentindo. Isso aproxima e encoraja a pessoa a se abrir e falar de suas dores.


✳3. Reforce que ela pode contar com você e que ela não está sozinha.


Mostre que você se importa e que compreende que tem dores que não são visíveis. Sinaliza que ela não precisa se justificar, você não está com ela para julgá-la e sim para acolhê-la.


✳4. Reserve um tempo e um lugar adequado para ouvir de forma atenta e acolhedora, sem julgamentos e sem invalidar o sofrimento que é real.


É importante estar de fato. Não fale com a pessoa utilizando o celular ou querendo terminar logo a conversa. Ouça de forma acolhedora e esteja no aqui e agora até amenizar a angústia ou a crise. Reforce que ela não está sozinha.


✳5. Não esqueça de orientar que é importante procurar ajuda profissional especializada e que você pode inclusive fazer isso por ela.


A pessoa às vezes não tem forças de levantar da cama, comer, tomar banho e etc, não deixa que ela procure ajuda profissional especializada sozinha. Ofereça ajuda para buscar um profissional qualificado e especializado. Não invalida e nem banalize o sofrimento do outro dizendo que seus sentimentos e comportamentos são exagerados ou inadequados, a dor é do sentidor.


🗣Quando não falamos, implodimos! Falar cura!


Me conta o que você faz para ajudar quem está em sofrimento?


Com carinho, ❤

Psicóloga Sara Santos

CRP: 05/45097

@psicologasarasantos


#psicologasarasantos

#ficaadica#suicidologia#depressão



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo